■ Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

■ Tags

todas as tags

■ Subscrever feeds

Conferência de Copenhaga - 2009
Quarta-feira, 1 de Dezembro de 2010

Canadá e Japão - Os dois primeiros "fósseis"

As organizações não governamentais de ambiente atribuíram na segunda e terça-feira o denominado “fóssil do dia” (que visa “premiar” a pior postura negocial na Conferência em Cancún), ao Canadá e ao Japão respectivamente.

 

Na segunda-feira, e em relação ao Canadá, refira-se que em Novembro o Senado Federal inviabilizou uma proposta progressista no domínio das alterações climáticas, sem sequer se ter preocupado em debatê-la. Por outro lado, o Governo conservador tenciona cortar o financiamento ao principal programa de apoio às energias renováveis bem como à fundação canadiana sobre ciência climática. Por último reduziu o seu objectivo de redução ainda mais do que o apresentado em Copenhaga, e o seu actual Ministro do Ambiente, agora e em Bali, é conhecido por pôr em causa as bases da ciência no que respeita às alterações climáticas.

 

Quanto a ontem, terça-feira, o Japão foi escolhido por, numa altura em que se pretende que haja liderança, o país berço do Protocolo de Quioto fez uma declaração destrutiva em Plenário. Factualmente, o Japão rejeitou um segundo período de cumprimento do Protocolo de Quioto, afirmando que “o Japão não subscreverá a sua meta através do Protocolo de Quioto sob quaisquer condições e em quaisquer circunstâncias”. Preferir um único Tratado é uma coisa; mas agressivamente negar o futuro de Quioto na abertura do Plenário é outra. A postura irritou muitos dos outros países e criou uma atmosfera pouco construtiva para as negociações. Esta Conferência é supostamente para reconstruir a confiança entre os países – a atitude do Japão foi assim muito mal vinda.

por Quercus às 18:12
link do post | comentar | favorito

■ Pesquisar

 

■ Arquivos

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

■ Links

blogs SAPO