■ Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

■ Tags

todas as tags

■ Subscrever feeds

Conferência de Copenhaga - 2009
Conferência de Poznan - 2008
Conferência de Bali - 2007
Conferência de Nairobi - 2006
Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

Fórum da Juventude sobre Alterações Climáticas

 

Enquanto continuam a chegar a Cancún os líderes políticos que estarão presentes no segmento de alto nível que encerra a COP16, jovens de vários pontos do Mundo reuniram-se na Vila das Alterações Climáticas para preparar a sua própria declaração. “O problema do clima é o nosso desafio, pelo que nos próximos três dias vamos preparar uma lista das nossas reivindicações para entregar aos líderes que irão reunir no Moon Palace”, explica Sebastián de Lara, responsável pelo Fórum da Juventude sobre Alterações Climáticas.

 

No primeiro dia do evento, esta segunda-feira, foi feito um balanço da COP16 e partilhados alguns projectos realizados por jovens. Foram também ouvidos convidados como Don Henry, fundador da Australian Conservation Foundation, um ambientalista que apelou às seis dezenas de particpantes que não baixassem os braços. “Aprendemos com a história que cada passo é importante, mesmo quando são necessários muitos anos para mudar. Veja-se o caso da escravatura ou, mais recentemente, a batalha pela protecção da camada de ozono. A COP16 pode não produzir o ansiado acordo vinculativo, mas irá certamente produzir passos importantes”, disse.

 

Como exemplo de que a perseverança compensa, Michaela Hogenboom, do Conselho Holandês da Juventude (NJR) deu o exemplo de sucesso, já nesta COP, na área da educação e sensibilização para as alterações climáticas. “Ao fim de seis anos conseguimos que aqui em Cancún fosse tomada uma decisão importante numa reunião de 90 minutos. Todas as nossas reivindicações em matéria de educação e participação estão lá, mas o documento ainda terá de ser aprovado em plenário. No entanto, já é uma prova de que a participação da juventude é fundamental”.

 

O Fórum da Juventude sobre Alterações Climáticas prolonga-se até quarta-feira na Vila das Alterações Climáticas, um dos três locais onde decorrem iniciativas no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. No Cancunmesse estão instaladas as ONG e parte das delegações, enquanto que no hotel Moon Palace decorrem as negociações da Conferência das Partes (COP16).

Tags:
por Quercus às 05:50
link do post | comentar | favorito
|

■ Siga-nos no Twitter

■ Pesquisar

 

■ Arquivos

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

■ Site Oficial COP16

Página Oficial

■ Links

logo da Quercus
blogs SAPO